Consultoria De Estratégias Empresariais

Quem é empresário sabe que ter uma estratégia de crescimento e de funcionamento é bastante importante, a empresa consegue tomar decisões e rever valores de investimento e direção baseado nas diretrizes dessas estratégias de longo prazo que vão servir de norte para que se alcance um objetivo.

 

 

Porém às vezes o mercado muda muito rápido e a carteira de estratégias objetivas precisa ser refeita ou ajustada.

 

Nesse post vamos falar sobre consultoria de estratégias empresariais, como funciona para os clientes e para o consultor, vamos dar dicas sobre a profissão e o que procurar quando você está contratando.

Como funciona?

Um consultor de estratégias é um profissional que dedica seu tempo a conhecer às tendências do mercado e ajudar na tomada de decisões a longo prazo.

 

Esse profissional é contratado por empresas que estão planejando para o futuro e dedica um tempo a estudar tanto o funcionamento da empresa em questão quanto às interações desta empresa com o mercado e a forma como o setor funciona.

 

Uma vez feito esse trabalho a função do consultor é oferecer opções com números estimados para que os responsáveis tenham uma base sobre a qual tomar decisões.

 

O consultor pode ainda ajudar na hora de decidir entre o caminho a ser seguido ao combinar estratégias e sugerir mudanças no funcionamento da empresa para se atingir um objetivo estimado.

Quando contratar?

Existem muitas situações de mercado em que uma empresa pode decidir contratar um consultor de estratégias, esse profissional pode estar presente desde a fundação da empresa ajudando a criar um modelo de negócios escalável que possa guiar a empresa nós primeiros passos.

 

Também pode ajudar bastante quando uma empresa precisa mudar sua forma de funcionamento drasticamente às vezes mudando inteiramente de ramo ou trocando de tecnologias e de público.

 

 

Porém o momento mais comum para se contratar um consultor é quando a empresa atingiu um ponto em que o crescimento se tornou lento e estagnado, nessa hora quando a empresa têm o capital para crescer mas não está conseguindo fazer isso a curto prazo pode ser o momento ideal de investir em um consultor.

Como lucrar?

Além de contratar um consultor de estratégias existem também empresas que são especializadas em fornecer esse tipo de serviço, o consultor pode ser um profissional autônomo ou estar ligado a uma empresa.

 

Mas em qualquer dos casos o modelo de negócios a ser utilizado por ele é oferecer parte dos conhecimentos de forma gratuita e tentar captar o interesse de empresas.

 

Por ser um trabalho de importância tão técnica é comum que às empresas contratam por indicação de modo que o primeiro cliente é sempre o mais difícil.

 

 

Um bom consultor deve estar disposto a trabalhar de graça e mostrar serviço mesmo que para isso precise cobrar menos ou mesmo aceitar um cliente pro dono apenas para construir um portfólio no começo da carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *